segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Matança do porco à moda antiga, em Folgosinho

Para tudo é preciso um pretexto: para comer, para viajar, para conhecer outras realidades e culturas, para aprender, para viver... Para a Casa da Beira Alta, o pretexto foi a matança do porco à moda antiga (devidamente legalizada e com a presença do Veterinário). No dia 22 de Janeiro de 2010, às 18h30, um grupo de 26 pessoas deixou o Porto e rumou a FOLGOSINHO para um fim-de-semana gastronómico-cultural. Em parceria com o Sr.Albertino(figura sobejamente conhecida, grande impulsionador do desenvolvimento da aldeia),este evento foi programado pelo Dr. Américo Tadeu, elemento da Direcção da Casa da Beira Alta, natural de Folgosinho, amante das suas tradições, costumes e belezas naturais.
À chegada a Folgosinho, o nosso anfitrião esperava-nos!
A fome apertava! No restaurante "ALBERTINO" esperava-nos a primeira experiência gastronómica!
No dia 23, poucos foram os corajosos que, manhã cedo, assistiram à matança do porco. Mas... o repórter estava lá!Após uma digressão pela aldeia,dirigimo-nos para o restaurante onde iríamos almoçar os torresmos, miúdos e fêveras do nosso porco! Aí, inesperadamente, esperava-nos o Sr. Vereador Joaquim Lourenço de Sousa que, em representação do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, simpaticamente saudou o grupo e a iniciativa da Casa da Beira Alta, oferecendo, a cada um dos presentes, produtos e documentos turísticos do concelho de Gouveia.

Durante a tarde, após um repasto porcíno, fomos visitar LINHARES DA BEIRA, aldeia histórica do concelho de Celorico da Beira, um autêntico museu ao ar livre. Hoje conhecida como a capital do Parapente, Linhares da Beira é uma antiga vila medieval,bem conservada. Cada uma das pedras das suas magníficas ruas revela a importância que esta aldeia teve no passado. A igreja matriz,de raiz românica,possui três valiosas pinturas atribuídas ao grande Mestre português Grão Vasco.O seu castelo,Monumento Nacional reconstruído em 1291, durante o reinado de D. Dinis,desempenhou importante papel na defesa da Beira Alta,durante os primórdios da nacionalidade.

O solar Corte Real, construção barroca do séc. XVIII e a Casa Brandão de Melo,edifício neoclássico do séc. XIX, foram recentemente recuperados e adaptados a Pousada do Inatel.No dia 24, após uma noite de chuva, o dia amanheceu seco, embora enevoado. Animados com o facto de não chover e reconfortados com um belíssimo pequeno almoço,partimos, em jeeps, para uma visita à serra profunda, por trilhos sinuosos, não acessíveis ao comum dos automóveis. Não se via vivalma e,os sons, eram os próprios da Natureza.