quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Ainda a matança do porco...Casais de Folgosinho e Folgosinho

Do cimo da serra, a paisagem surpreende e deslumbra!Iniciamos a descida para os Casais de Folgosinho e Capela da Senhora de Assedasse por um vale magnífico, num cenário de beleza e paz. O bucolismo do sítio não permite pressas! Compreendemos a razão pela qual os Casais de Folgosinho são candidatos às Sete Maravilhas Naturais de Portugal.
No Casal do Mondego, na Senhora de Assedasse, vive um dos últimos pastores da Serra da Estrela, HERMÍNIO, homónimo dos montes que o rodeiam, homem simples e simpático, isolado da civilização, mas feliz naquele ambiente natural de rara e tranquila beleza.
No Casal da Feiteira, a Sra Conceição dá-nos as boas-vindas com o seu sorriso aberto!

FOLGOSINHO, aldeia incrustada na encosta norte da Serra da Estrela, é uma freguesia do concelho de Gouveia, distrito da Guarda, província da Beira Alta,sede de concelho até 1836, encimada por um Castelo sobre um afloramento de quartzo. Reza a História de Folgosinho que Viriato, nas suas lutas pelos Montes Hermínios, aqui terá passado e vivido. Na fonte do Gorgulhão, os dois panéis que ladeiam a bica, representam Viriato e D. Nuno Álvares Pereira. Um outro, ao centro, tem duas estrofes de "Os Lusíadas", alusivas ao mítico Viriato.A aldeia de Folgosinho é conhecida pelas suas águas puras e cristalinas. Existem onze fontes espalhadas pela terra, decoradas com painéis de azulejos com quadras de cariz popular.


Sem comentários:

Enviar um comentário