sábado, 14 de maio de 2011

Exposição de Pintura de Maria José Franco e apresentação do livro "A Praia dos Caracóis" e " Maldita Gelatina" da autoria de Manuel do Carvalhal


Dia 13 de Maio, às 21h30m, após a saudação e agradecimento feito pela Presidente da Direcção da Casa da Beira Alta, usou da palavra o Dr. Horácio Marçal, presidente da Assembleia Geral da ANATA, Associação dos Naturais e Amigos de Águeda, que editou o livro “A Praia dos Caracóis” e Maldita Gelatina” da autoria de Manuel do Carvalhal, pseudónimo literário de Manuel Pires Dias dos Reis. Elogiou a obra e desafiou o autor a escrever mais livros.
Coube ao Dr. José de Melo, licenciado em Filosofia, professor, escritor, poeta, jornalista e homem da cultura, falar do autor, das suas vivências e destasua primeira incursão pela literatura infantil. Falando de Manuel do Carvalhal, disse:” Uma vida assim é uma constelação de lugares e uma liturgia das horas cantadas pela eternidade adentro. Assim é a do Manel: Espinhel ou Fontinha, Coimbra ou Outeiro, Esposende ou Cabinda. E talvez Macau e a Oura. Mas vislumbro, de modo ténue r subtil, por entre brumas do meu imaginário, que havia, num dos seus recantos da Pateira, uma alma de menino presa a uma barca sempre prestes a partir: rumo ao bacalhau da Terra Nova ou às planícies do Sonho?”
Falou do livro” A Praia dos Caracóis” e “ Maldita Gelatina”, dedicado à sua neta, um mundo a fervilhar de vida, natureza, animais, cumplicidades entre avós e netos, compinchas de afectos.
Foi então a vez de o autor falar da sua obra e explicar a razão de ter começado a escrever literatura infantil: o seu percurso de vida como professor, a sua vivência junto de crianças e adolescentes e, mais recentemente, o facto de ser avô.
Terminou com a leitura de um poema da sua autoria sobre a vida.
Seguiu-se uma sessão de autógrafos e um alegre e agradável convívio, em que se brindou à pintora e ao autor .

Sem comentários:

Enviar um comentário