sábado, 21 de novembro de 2009

Regresso a Gil Vicente no Teatro Nacional São João

Inserida na actividade "Venha ao Teatro..." e de acordo com o protocolo existente entre a Casa da Beira Alta e o Teatro Nacional São João, no dia 22 de Novembro, um grupo de sócios da Casa da Beira Alta vai assistir à peça de teatro "Breve Sumário da História de Deus" de Gil Vicente. Este espectáculo marca a estreia de Nuno Carinhas enquanto Director Artístico do TNSJ. Nuno Carinhas elegeu para primeira encenação um texto pouco procurado por leitores e encenadores: um texto de Gil Vicente, marcadamente religioso. Representada em Almeirim ao rei D. João III e à rainha D. Catarina, no ano de 1527, a peça percorre, cruzando a exaltação lírica e o impulso satírico, os caminhos das Sagradas Escrituras - desde a Queda do Homem à Ressurreição de Cristo.
Breve Sumário da História de Deus revela-nos, afinal, a misteriosa condição de criaturas cuja desesperada humanidade se redime na esperança de Deus.

1 comentário:

  1. Peça para maiores de ...Saramago!É urgente revisitar Gil Vicente pela mente criativa de Nuno Carinhas. Assistimos a um diálogo constante entre Deus e o Diabo, envolvido no véu enigmático da metafórica crença. Não foi por acaso que as figuras se vestem predominantemente de branco, separadas do público por uma cortina transparente.A estética está sempre presente,culminando num final apoteótico para crentes e não crentes.
    E VIVA O ACTUAL TEATRO...DE GIL VICENTE.
    Teresa Loureiro

    ResponderEliminar