segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Apresentação do livro «O SOLAR DE SANTANA. Museu Municipal de Tondela e a Arquitectura Senhorial da Região» da autoria de Inês Carmo Borges

No dia 22 de Outubro, pelas 16 horas, foi apresentado na CBA o livro O SOLAR DE SANTANA. Museu Municipal de Tondela e a Arquitectura Senhorial da Região, da autoria da Drª. Inês Carmo Borges e editado pela Palimage.
O Dr. Antonino Jorge, em nome da Direcção da CBA, deu as boas vindas a todos os presentes e referiu que a CBA, enquanto associação cultural, pretendia ser um local de encontro e convívio de todos os beirões e, simultaneamente, um polo de dinamização e divulgação da história, cultura, património e tradições das Beiras. Por isso, recordou algumas iniciativas anteriores e salientou que as portas da Casa estavam sempre abertas a actividades que contribuíssem para aquele desígnio. Agradeceu depois a presença dos elementos da mesa e sobretudo da autora de quem traçou uma breve biografia. Interveio então o Dr. Jorge Fragoso, da Palimage, informando que esta editora tinha nascido em Viseu, estando agora sedeada em Coimbra e editava preferencialmente obras académicas. referiu ainda que tinha orgulho em ter no catálogo a obra agora apresentada
A obra foi depois apresentada pelo Sr. Dr. José Valle Figueiredo, sócio e um grande amigo da Casa que, aliás, considerou como «…a minha pátria pequena de que muito me orgulho». Numa brilhante e muito poética intervenção, dissertou um pouco sobre a ideia de casa com pessoas, corpos, almas, espíritos, sonhos, alegrias, tristezas e muitas histórias dentro. Analisou de seguida «O Solar de Santana…» enquanto biografia de uma casa concreta e dos seus enredos beirões. Concluiu, salientando a importância desta obra monográfica, fruto de um exaustivo e apurado trabalho da Drª. Inês Carmo Borges, para a História Local e, consequentemente, para a História e História de Arte em Portugal.
Por fim, a Drª. Inês Carmo Borges, agradeceu a disponibilidade da CBA para a apresentação do livro e a magnífica apresentação feita pelo Dr. José Valle Figueiredo. Enunciou alguns dos passos seguidos na elaboração da obra, que foi a sua tese de Mestrado na Universidade de Coimbra, e falou da feliz coincidência de, quando efectuava a pesquisa, a Câmara Municipal de Tondela proceder à limpeza e recuperação do Solar para aí instalar o Museu Municipal. Tal facto, permitiu-lhe entender melhor as diferentes fases de construção e as alterações arquitectónicas ocorridas no decurso dos tempos.
A apresentação terminou com uma sessão de autógrafos e um saboroso lanche beirão com produtos da região (queijo, broa, broa doce, compotas, mel, pães «passarinhos», etc) oferecidos pelo Pelouro doTurismo da C. M. de Tondela, acompanhado com vinhos e licores oferecidos pelo CVR – Solar do Dão. Um agradável momento de reencontros e convívio entre todos os presente

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

"O Solar de Santana - Museu Municipal de Tondela e a Arquitectura Senhorial da Região (Edições Palimage)



Actividades para o 4º trimestre

Dia 22 de Outubro, às 16h00, apresentação do livro de Inês Carmo Borges " O Solar de Santana" - Museu Municipal de Tondela e a Arquitectura Senhorial da Região, a cargo do Dr. José Valle de Figueiredo.

Dia 11 de Novembro, às 21h00, NOITE DE S. MARTINHO, com castanhas oferecidas pela Cooperativa Agrícola de Penela da Beira, jeropiga, petiscos beirões e animação musical.
( Inscrições até 8 de Novembro)

Dia 17 de Dezembro, às 20h00, JANTAR DE NATAL

(Inscrições até 12 de Dezembro)