segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Xacobeo 2010 - Viagem à Coruña e a Santiago de Compostela

Todos os motivos são válidos e todas as razões são boas para ir a Santiago de Compostela. Hoje, vai-se a Santiago de Compostela em peregrinação ou como turista e pelas mais diversas motivações, por curiosidade, misticismo ou atendendo a algum chamado interior. O caminho é assim. Nunca é igual para todos; cada um o percorre à sua maneira. A invocação do Apóstolo peregrino está por todo o nosso país e a peregrinação portuguesa a Compostela nunca deu origem a um caminho unificado. Sabe-se, no entanto, que os caminhos para para a cidade do Apóstolo eram muitos e muitos eram também os que atravessavam a Beira Alta, como atestam a vasta iconografia, os numerosos topónimos e nomes de igrejas que encontramos.
No dia 23 de Outubro, partindo do Porto, rumámos à Corunha, cidade aberta ao Atlântico, lendária, inovadora, atractiva e viva.
Antes porém, visitámos Betanzos,uma das mais antigas vilas da Galiza, convertida em capital de província e numa das sete que formaram o Reino da Galiza, localizada num outeiro entre os rios Mendo e Mandeo, no interior de uma ria à qual dá o nome. Excelente estado de conservação dos seus espaços urbanos.
Seguiu-se a Corunha, cidade portuária agradavelmente atraente,"a Cidade de Cristal" assim conhecida devido às fachadas sobre as galerias da Avenida da Mariña, com varandas de madeira e vidro.Panorâmica da cidade,a famosa Torre de Hércules (o mais antigo farol europeu, inicialmente erguido no século II da nossa era),a Flecha do Milénio, o Domus ou Casa do Homem, o seu importante porto marítimo. No centro da Corunha, a Praça de María Pita, erguida em 1860 e principal ponto de encontro entre cidadãos e visitantes. Aí fica o edifício do concelho, que alberga a maior colecção de relógios da Europa. O centro histórico da urbe é a Cidade Velha onde se encontram construções religiosas como a Igreja de Santiago, a mais antiga da cidade, a Colegiata de Santa María do Campo, com um museu de Arte Sacra, e o Convento de San Domingos, além de muitos outros pontos de interesse.
Pelos seus valores, o Caminho de Santiago foi declarado "Primeiro Itinerário Cultural Europeu" pelo Conselho Europeu em 1987 e nomeado pela UNESCO Património da Humanidade em 1993. Como destino, Santiago de Compostela é seguramente o mais antigo e conhecido do velho mundo, principalmente em ano santo ou XACOBEO, quando, como este ano acontece, a data da celebração do santo, o dia 25 de Julho, coincide com um domingo. O próximo jacobeu vai celebrar-se apenas em 2021.
A Catedral é hoje o centro para onde convergem todos os visitantes e um dos maiores símbolos mundiais do turismo religioso. É uma cidade opulenta, onde se multiplicam palácios, conventos e mosteiros.
Na missa do peregrino.
De regresso, passagem por Pontevedra, cidade de origem romana com um centro histórico de traçado medieval e bem conservado. Visita ao Santuário, com forma de uma vieira, dedicado à Virgem Peregrina.
Ao passarmos por Padrón, homenageámos a escritora galega Rosalía de Castro que se tornou um elemento preponderante do "Ressurgimento Galego" e escreveu poemas que foram musicados e divulgados através de cantores de renome. É o caso de "Cantar de Emigração" musicado por José Nisa e cantado por Adriano Correia de Oliveira:
Este parte, aquele parte
e todos, todos se vão
Galiza
ficas sem homens
que possam cortar teu pão
Tens em troca
órfãos e órfãs
tens campos
de solidão
tens mães que não têm filhos
filhos que não
têm pai
Coração
que tens e sofre
longas
ausências mortais
viúvas de vivos mortos
que ninguém
consolará

Rosalía de Castro