quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dia 26 de Junho, Sérgio Reis expõe na Casa da Beira Alta


Visita Cultural a Castro Daire

Dia 19 de Junho, pelas 8h da manhã, o grupo partiu rumo a Castro Daire.Trata-se de uma vila antiga originada num castro sobranceiro ao rio Paiva, o castro dos bons ares. O nome terá origem no nome da divindade ARO venerada pela tribo que habitava a antiga povoação castre e que aparece em inscrições romanas (Topónimo Castro Daire = Castro dei Aro /Castro d’Ario).Os Romanos passaram aqui com as suas vias. Outros povos também. Há memórias de pedra cuja leitura se faz como em museu.
Chegada a Castro Daire,a comitiva da Casa da Beira Alta foi recebida no Museu Municipal pelo Senhor Vereador Luis Lemos e pela Drª. Cristina Gomes, do Pelouro da Cultura. Foram proferidas palavras de agradecimento pela visita, feita uma breve abordagem panorâmica pelo concelho de Castro Daire, referindo pontos de interesse histórico e etnográfico.Dpois de referência às peças exibidas no Museu, foi gentilmente oferecido chá/café acompanhado do bolo tradicional de Castro Daire. Acompanhado da Drª Cristina, o grupo dirigiu-se à IGREJA DA ERMIDA, classificada como monumento nacional em 1916. Construída na segunda metade do séc. XII,fazia parte de um mosteiro agostiniano fundado pelo monge corajoso e poeta D. Roberto da Ordem dos Premonstratenses fundada em 1120. Aarão Lacerda denominou-o «O Templo das Siglas», considerando as inúmeras siglas lavradas na silharia e que têm originado múltiplas interpretações: marcas de canteiros para contabilizar a sua produção e patentear o prestígio do seu trabalho? Sinais apotropaicos? «marcas de posição» da pedra? Símbolos esotéricos, alfabéticos, astrológicos, mágicos, místico-cristãos?
A introdução histórico-artística e a referência às siglas foi feita pelo elemento da Direcção da Casa da Beira Alta, Dr. Antonino Jorge.Esta introdução foi complementada,no interior da Igreja, pela amabilidade do Padre João Freitas Marado, doutorado em Direito Canónico, ex capelão militar,ex pároco da região de Ester, Castro Daire.
Seguiu-se o tão esperado e apetecido almoço!Em Parada de Ester, no Restaurante BEM-ESTAR, fomos recebidos e muito bem servidos com a amabilidade de todos. Produtos de primeira, confeccionados com saber e dedicação. Um repasto que a todos agradou e ficou na memória gastronómica do grupo.
Após o almoço, a caminho do Mezio para a visita ao Centro de Artesanato e Museu Etnográfico, com apoio do Sr. António e da Dona Lurdes. Houve
compras de peças de artesanato, em burel, e de produtos da ERVITAL, empresa de chás naturais.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

"LUZES" até 18 de Junho

José Rodrigues Lopes dos Santos nasceu em Vila Verde - Seia e estudou no Porto, na Escola Raul Dória, hoje extinta.
Viveu seis anos nos Estados Unidos da América, onde frequentou a Union College, e Rutger’s University e participou activamente em várias iniciativas no campo cultural e nos media.
Foi Presidente do Orfeão de Seia, promovendo e dinamizando diversas acções de índole cultural e associativa, notavelmente o Primeiro Congresso Nacional de Coros (donde veio a ser criada a Federação Portuguesa de Coros), a promoção do Orfeão a Instituição de Utilidade Pública, a co-organização (com Mário Jorge Branquinho / jornal “Notícias da Serra”) da 1ª Gala do Concelho de Seia, preparação e apresentação de várias exposições, edição de serigrafias de Helena Abreu e António Joaquim, entre outras.
Dedica-se à fotografia nos tempos livres. A sua primeiríssima exposição decorreu entre 14 de Fevereiro e 21 de Março de 2009 no Museu Grão Vasco - Viseu, a que se seguiram as do Museu de Lamego, do Museu Municipal de Resende, da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no Posto de Turismo de Seia, no Espaço Abel Mata de Gouveia, do Museu Diocesano de Lamego, nas colectivas Artis – Seia em 2009 e este ano
Foi distinguido, em 2008, com a Campânula de Mérito Empresarial, pelo Município de Seia, pelo trabalho de “mais de 50 anos na fábrica de curtumes que seu pai fundou, (…) acompanhando a evolução tanto do mercado como das técnicas de preparação das peles, protagonizando algumas acções que são marcos decisivos para que a empresa ainda hoje possa continuar a laborar.”
Colabora activamente com o site “Olhares” www.olhares.com/Jose2103 onde podem ser apreciadas algumas das suas obras.